Sobre

Este espaço digital sobre a pastoricia pretende divulgar e valorizar este oficio ancestral .

A pastoricia abriu um espaço particular na ligação do homem com os ecossistemas naturais que nos rodeiam.

A domesticação do animal e a consequente sedentarização do homem foram os primeiros passos para a emergencia das civilizações que nos trouxeram aos dias de hoje.

O pastoreio em regime extensivo, desempenha um papel fulcral para muitos dos ecossistemas onde este modo de vida que ainda acontece em Portugal, e dada a presente crise climática, a função auto reguladora da paisagem, e o seu papel de regeneração natural, faz desta actividade fulcral em particular nas regioes de montanha em regime extensivo e dirigido .

O Pastor pretende :
– Contribuír para a uma sociedade informada e para a capacitação cidadã
– Contribuir para a clarificação do que é o pastoreio extensivo
– Promover as raças autóctones nacionais
– Aprofundar na medida do possível, as dimensões mais estruturantes da pastorícia portuguesa e de proximidade e em particular em zonas de montanha
– Fomentar uma transição consciente para um ecossistema de regeneração natural e biodiverso

Esta ideia nasce durante a frequencia do Curso de Gestão da Paisagem da Escola dos Pastores , e foi desenvolvido com o apoio d’A Soalheira – Associação Social de Cultura Ambiental .

Este espaço rejeita a lógica do sensacionalismo na informação, não se submete a organizações partidárias, religiosas, económicas, financeiras, desportivas, culturais ou sociais, nem às suas agendas, quer ouvir representadas e representados, as vozes que são menos ouvidas e amplificar as suas motivações.

P’los pastores que gerem paisagens e territórios – eternos guardiões de ecossistemas naturais !